Bárbara Timo conquista medalha de ouro em judo -63 kg

A adversária foi eliminada por conduta perigosa e a judoca portuguesa levou o ouro em Almada.

Foto
Bárbara Timo, judoca portuguesa LUSA/NUNO VEIGA

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou neste sábado a medalha de ouro no Grand Prix de Portugal, ao vencer a brasileira Gabriella Moraes na final da categoria de -63 kg, na competição que decorre em Almada.

Timo, nascida no Rio de Janeiro, e que em 2019 passou a representar Portugal, garantiu a medalha de ouro a 1m23s do final dos quatro regulamentares, após a eliminação da sua oponente, devido a uma acção perigosa.

Num combate equilibrado, com algum ascendente de Timo e quando Gabriella Moraes já tinha um "shido", que recebeu ainda no primeiro minuto, a árbitra começou por dar um segundo castigo à brasileira, após uma pega arriscada, mas um compasso de espera, já depois do combate ser retomado, mostrou que podia ser algo mais.

A decisão demorou, mas veio após recurso ao vídeo, com a mesa de árbitros a considerar que Moraes cruzou a pega, deixando preso o braço de Timo, colocando em risco a integridade física da portuguesa, o que determina um hansoku-make (penalidade grave).

A judoca portuguesa começa assim 2023 com medalhas, algo que já tinha conseguido na parte final do ano passado em duas provas relevante: conquistou o bronze nos Mundiais, no Uzbequistão, e duas semanas depois levou a prata do Grand Prix de Abu Dhabi.

Com 39 judocas portugueses inscritos, o segundo dia do Grand Prix trouxe a primeira medalha de Portugal, sendo que Timo chegou à competição como 16.ª do ranking mundial. Com este triunfo, arrecada 700 pontos, que lhe permitem dar mais uns passos no objectivo de subir no ranking e no apuramento para os Jogos Olímpicos 2024, agendados para Paris.

Ainda no Grand Prix de Portugal, que hoje teve 12 judocas portugueses em acção, o país fechará a participação neste domingo, dia das categorias mais pesadas.

Entrarão em acção Patrícia Sampaio, Carolina Paiva e Beatriz Moreira (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Ricardo Serrão (-90 kg), Célio Dias, Ailton Cardoso, Guilherme Silva e Diogo Brites (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários