Barra Medialivre

Correio da Manhã

Política
3
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Chega admite descer IRS ao lado do PS

André Ventura apelou ao Governo para “descer do pedestal” e apontou que é “bizarro” votar com os socialistas.
João Reis Alves 24 de Abril de 2024 às 01:30
André Ventura apelou
ao PSD que se sente à mesa com o Chega
André Ventura apelou
ao PSD que se sente à mesa com o Chega FOTO: JOSÉ SENA GOULÃO/ lusa
O presidente do Chega, André Ventura, admitiu ontem votar a favor da proposta do PS para o IRS “se isso garantir que os impostos são reduzidos”, uma posição que o próprio considera “bizarra”.

“As propostas que mais baixam os impostos, infelizmente, são as do Chega e do PS”, referiu o líder do partido, que apelou ao Governo para “descer do pedestal” e se reunir com o Chega para “baixarmos os impostos a quem ganha menos”. “Nós queremos é baixar os impostos, não interessa quem vota na proposta”, apontou.

Para o debate de hoje, onde vai estar o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, o PS propõe alterações às tabelas de IRS (ver infografia), mudando a forma de aplicar os 348 milhões de euros de alívio fiscal propostos pelo Executivo. “Tem maior justiça fiscal, é mais redistributivo e chega a mais gente”, defendeu a líder parlamentar socialista, Alexandra Leitão, mostrando que tem a “expectativa de que o nosso projeto possa vir a ser aprovado” e que está “disponível para o debate parlamentar” sobre as medidas.

Já o Chega quer que os rendimentos até mil euros estejam isentos de IRS, além de propor “um reajuste dos escalões”, mantendo-se o “número de escalões, mas mudam os limiares”, disse André Ventura na segunda-feira. Estas medidas teriam um custo de “1175 milhões de euros”, um valor quase quatro vezes superior ao estimado pelo Executivo.

O CM contactou o Governo para saber se haveria abertura para aceitar estas propostas, mas não obteve resposta.


Crime lei e justiça Parlamento Impostos Partido Socialista André Ventura
Ver comentários
C-Studio