Barra Medialivre

Correio da Manhã

Mundo
6
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Cheias que devastam o sul do Brasil já desalojaram 207,8 mil pessoas

95 pessoas 131 e estão desaparecidas.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 8 de Maio de 2024 às 14:41
A carregar o vídeo ...
Imagens de satélite mostram o antes e o depois das cheias no Brasil

As violentas cheias que atingem o estado brasileiro do Rio Grande do Sul desde a semana passada já desalojaram 207,8 mil pessoas. O dado foi avançado pelo governador do estado, Eduardo Leite, que confirmou ainda a morte de 95 pessoas e o desaparecimento de outras 131.

Do total de pessoas forçadas a fugir de suas casas pela violência da cheia que tomou conta de centenas de cidades no maior estado do sul do Brasil, 159.036 estão alojadas provisoriamente em casas de familiares e amigos, hotéis em locais onde a cheia não chegou, ou em outros locais que elas mesmo conseguiram. Mas outras 48.799 pessoas não tiveram para onde ir, e foram acolhidas em abrigos improvisados em escolas, igrejas, ginásios, prédios públicos e outros pontos de acolhimento criados pelos governos estadual e municipal ou por entidades particulares e por voluntários, e em alguns casos já tiveram de fugir às pressas pela segunda vez, pois as águas também invadiram os locais onde os seus abrigos funcionavam.



O número de pessoas que agora perderam as suas casas ou foram forçadas a sair delas somente com a roupa do corpo e sem saberem como as encontrarão quando voltarem, é quatro vezes superior ao registado em Setembro passado na região central do Rio Grande do Sul, atingido nessa altura pelo que até agora era a maior tragédia climática do estado, que matou 54 pessoas. Ainda de acordo com o governador Eduardo Leite, dos 497 municípios do Rio Grande do Sul 401 já foram atingidos pela chuva torrencial e as cheias que se seguiram, tendo afectado, em um grau maior ou menor, pelo menos 1,4 milhão de pessoas, e a situação pode piorar ainda mais, pois a meteorologia prevê chuva muito forte para os próximos dias. 

Meteorologia Morte Ambiente Brasil Rio Grande do Sul Cheias
Ver comentários
C-Studio