[weglot_switcher]

China quererá construir base secreta de espionagem em Cuba. EUA negam

A China pagaria a Cuba “milhares de milhões de dólares”. Em simultâneo, a relação entre China e Cuba está a ser “monitorizada” pelos Estados Unidos, que garantem que não existe acordo.
8 Junho 2023, 22h27

A China pretende construir uma base em Cuba que lhe permitiria intercetar comunicações feitas por militares norte-americanos no sudeste do território dos Estados Unidos da América (EUA), segundo reporta esta quinta-feira o “Wall Street Journal”. Ainda assim, a Casa Branca já reagiu, assim como o Pentágono, e ambos negam que tal possibilidade esteja em cima da mesa.

De acordo com o diário norte-americano, China e Cuba já têm um princípio de acordo, que iria abranger o pagamento de “vários milhares de milhões de dólares”.

De recordar que o território de Cuba é um ilha situada cerca de 200 quilómetros a sul da costa norte-americana, mais precisamente do Estado de Geórgia, o que permitiria proceder à essa interceção de comunicações, muitas delas potencialmente secretas.

Um porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, John Kirby, referiu à “Reuters” que os EUA tiveram acesso a um relatório que “não é preciso” sobre os detalhes, ainda que não tenha ido mais além nas suas declarações.

Ainda assim, Kirby reconheceu as “reais preocupações” dos norte-americanos sobre a relação entre China e Cuba e garantiu que a mesma está a ser “monitorizada de perto”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.