Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CUF lucra 37,8 milhões de euros em 2023

A empresa viu o resultado líquido e os rendimentos operacionais subirem face ao ano anterior, tendo contribuído para esta evolução "um aumento de produtividade, associados a crescimentos significativos da rede CUF".

Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 26 de Abril de 2024 às 19:19
A CUF registou lucros de 37,8 milhões de euros em 2023, o que representa um crescimento de 9,5% face aos 34,5 milhões registados no ano anterior. A informação foi divulgada esta sexta-feira, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

O resultado líquido consolidado foi superior, de 39,8 milhões, mas prejuízos de 1,7 milhões de euros relativos a operações descontinuadas e de 300 mil referentes a interesses que não controlam, contribuíram para o valor referido acima.

Já os rendimentos operacionais ascenderam a 755,9 milhões, mais 18,8% do que no período homólogo, enquanto os gastos operacionais cifraram-se em 635,7 milhões, o que se traduz num aumento de 18,2% face ao ano anterior.

Para o resultado do grupo em 2023 contribuiu "um aumento de produtividade, associados a crescimentos significativos da rede CUF, do número de clientes servidos, assim como da abrangência dos serviços prestados", explica o grupo.

A empresa registou um incremento de 12,8% nas consultas, de 10,5% nas urgências, de 12,1% nas cirurgias, de 12,3% em dias de internamento e de 7,2% em partos.

O investimento da CUF também aumentou em 2023. "O investimento contínuo na expansão, inovação e investigação manteve-se, assim, como uma prioridade, ascendendo a mais de 120 milhões de euros, perto do dobro do registado em 2022", informa a empresa, destacando a aquisição do Hospital CUF Açores e a inauguração da Clínica CUF Leiria.

"Reconhecendo o contributo dos colaboradores para os sólidos resultados obtidos em 2023, a CUF atribuiu um prémio de carácter extraordinário no valor de 11 milhões de euros", adianta ainda a companhia, acrescentando que este valor representa um aumento de 42% face ao último pago. Além do prémio, a CUF levou também a cabo "um aumento de 7,8% da massa salarial", refere.

E se o resultado líquido e rendimento operacional subiram, o rácio de dívida líquida sobre o EBITDA (resultado operacional acrescido de amortizações e depreciações e provisões e perdas por imparidade) desceu, tendo passado de 4,67 vezes no final de 2022 para 4,19 vezes no ano passado. O recuo deve-se "por via da melhoria do EBITDA", adianta.
Ver comentários
Saber mais Cuf saúde empresas contas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio