E. Amadora-Farense: inspirado em Hassan Nader, Farense vai em busca da manutenção na Reboleira
Farense quer regressar aos triunfos. Foto: IMAGO

Antevisão E. Amadora-Farense: inspirado em Hassan Nader, Farense vai em busca da manutenção na Reboleira

NACIONAL29.04.202408:00

Estádio José Gomes será palco de um encontro que não acontece na primeira divisão desde 2000/2001; num período em que os pontos são ainda mais valiosos, uma vitória pode ser determinante para as contas da manutenção

Com o aproximar do final da edição 2023/2024 da Liga, está na hora de os adeptos das equipas da metade inferior da classificação puxarem das calculadoras e começarem não só a fazer contas, como também a elaborar os diferentes cenários que permitam à equipa do seu coração garantir a permanência no principal escalão do futebol nacional.

Dados estatísticos sobre o encontro

É no Estádio José Gomes que o anfitrião E. Amadora recebe o seu companheiro de subida na época passada, Farense, às 20.15 horas, no jogo que encerra a 31.ª jornada e que pode vir a ser determinante para as contas da salvação de cada uma das duas equipas.

Se é verdade que o nulo registado no Algarve, à 14.ª jornada, pode ser um fator que afasta aqueles que, em casa ou no estádio, vão em busca de um bom jogo de futebol, a verdade é que o desporto rei também vive de números e esses poder aguçar o apetite para aqueles que vão assistir a este encontro.

A contar para a Liga, este será o vigésimo segundo jogo a opor estrelistas e algarvios, num saldo que favorece a equipa que hoje joga na condição de visitante, tendo esta conhecido o sabor da vitória por 10 vezes, empatado seis e perdido cinco. Todavia, quando o mítico José Gomes é o palco das decisões, inverte-se o ciclo e os da casa, em 10 partidas realizadas, venceram por cinco ocasiões, contra três do Farense.

Numa altura em que são só dois os pontos o que as separam, é importante relembrar que o E. Amadora foi a última equipa vencer (3-1) um encontro entre ambas, com um bis de Diogo Pinto e um golo de Leandro Tipote, sendo necessário recuar para a 3.ª jornada da segunda liga. Atualmente nenhum está no clube. No primeiro escalão, as duas equipas não se defrontam, na Amadora, desde da época 2000/2001, num encontro em que quem levou a melhor foi mesmo o Farense, tendo recorrido do bis de Hassan Nader para levar de melhor um E. Amadora orientado pelo mítico Quinito.

E. Amadora

O momento é conturbado e inexperiência de 14 anos de ausência no principal escalão do futebol português pode levar questionar-se se o E. Amadora tem ou não capacidade para garantir a salvação.

As derrotas de Portimonense e Chaves no que já se desenrolou da jornada dão alento aos homens orientados por Sérgio Vieira de que podem distanciar-se do play-off de despromoção- em caso de vitória, os estrelistas ficam com mais quatro pontos do que a equipa de Portimão-, e que, em caso de vitória sobre o Leões de Faro, passam a estar, matematicamente, muito próximos da manutenção. Além disso, vencer a equipa de Faro será sinónimo de um salto significativo, ultrapassando-os na classificação.

Analisando o histórico recente do E. Amadora é notório a falta do sabor da vitória. A equipa não o conhece há 5 jogos, no entanto, estes resultados aquém são camuflados com quatro empates e, apenas, uma derrota, sendo esta perante do líder Sporting. Além disso, é notório ressalvar que, à entrada para este encontro, os tricolores vêm de 4 jogos consecutivos a marcar.

Por outro lado, se a forma como Sérgio Vieira tem sabido tirar o melhor do ponto de vista ofensivo, o mesmo não se poderá dizer no que a defender diz respeito, já que, nos últimos cinco jogos, desperdiçou a vantagem em três ocasiões (Sporting, Boavista e Rio Ave). Apenas contra o Moreirense (2-2) é que o E. Amadora recuperou de uma desvantagem de 2 golos.

Equipa Provável (3x4x3): Bruno Brigído; Kialonga Gaspar, Miguel Lopes e Mansur; Hevvertton, Léo Cordeiro, Leonel Bucca e Rúben Lima; Kikas, André Luiz e Léo Jabá

Lesionados: Gustavo Henrique e Diogo Fonseca

Castigados: Nada a registar

Figura: Rodrigo Pinho

Os olhos do José Gomes estão todos sobre ele. Contratado em janeiro oriundo do Curitiba, o antigo avançado que passou pelo Benfica, SC Braga e Marítimo tem tido um regresso ao futebol português marcado por apenas um golo e uma assistência, mas não se deixem eludir pelos números, já que o tento certeiro que efetuou em pleno Bessa, diante do Boavista, não só é de levantar o estádio, como também deverá estar bem posicionado para o golo da temporada. Para hoje fica a dúvida se será capaz de realizar uma finalização de semelhante brilhantismo?

Antevisão de Sérgio Vieira:

Farense

Se uma derrota (1-3) com um teórico, que se veio a revelar prático, favorito Benfica não mancha aquilo que tem sido a época de regresso do Farense à primeira Liga, a verdade é que as escassas duas vitórias em 13 jogos devem ser fator suficiente para fazer disparar os alarmes no São Luís e para o técnico José Mota.

O empate no D. Afonso Henriques, com o V. Guimarães (1-1), e a vitória diante o Boavista (2-0), ocorridos recentemente, são motivo de orgulho para uma equipa que veio do segundo escalão, já as derrotas contra Benfica, Sporting, FC Porto e SC Braga não justificam os maus resultados obtidos deste ciclo negativo com Vizela e Chaves, equipas que estão no fundo da tabela, ficando a ideia que poderiam ter que poderiam ter feito mais. Os algarvios perderam (1-2) com os viseenses e empataram (1-1) os flavienses (1-1), em dois jogos ocorridos fora de portas.

Para a conquista da manutenção na Reboleira, o técnico José Mota irá contar com grupo mais reforçado já que, os habituais titulares, Mattheus Oliveira e Bruno Duarte estão de regresso após terem cumprido castigo contra os encarnados, na jornada passada.

Por fim, numa semana em que foi associado a grandes clubes europeus como Sevilha e Dortmund, os adeptos do Farense esperam contar mais outra excelente exibição do guardião, Ricardo Velho, e que ele seja capaz que segurar os três importantes pontos para a equipa, numa altura em que estes começam a ficar cada vez mais caros.

Onze provável (4x3x3): Ricardo Velho; Pastor, Igor Rossi, Gonçalo Silva e Talys Oliveira; Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro e Matteus Oliveira; Balloumi, Bruno Duarte e Marco Matias

Lesionados: Luiz Felipe

Castigados: Nada a registar

Figura: Belloumi

O argelino tem pincelado o jogo dos Leões de Faro com a sua irreverência e qualidade técnica, tendo, por isso, sido premiado com um golo diante do Benfica, num lance em que Trubin ainda se deve questionar como é que o argelino colocou tanta velocidade no remate que valeu o empate. Se o tiro certeiro na jornada passada pôs fim a uma seca de cinco jogos sem marcar, a verdade é que o novo menino bonito do Farense leva, até ao momento, seis golos e três assistências no campeonato, algo que promete não ficar por aqui, para as graças da estrutura dos algarvios que podem ver no jovem de 21 anos a grande venda do clube para o próximo defeso.

Antevisão José Mota: