Internacional

Empresa de Donald Trump considerada culpada de fugir aos impostos durante mais de 15 anos

Allen Weisselberg, diretor financeiro da Trump Organization
Allen Weisselberg, diretor financeiro da Trump Organization
Stephanie Keith

Donald Trump não foi pessoalmente implicado no caso. O esquema terá permitido à empresa do ramo imobiliário fugir aos impostos durante pelo menos uma década e meia

A empresa de Donald Trump no ramo imobiliário foi considerada culpada de manter um esquema criminoso para ludibriar a autoridade fiscal ao longo de mais de 15 anos e assim fornecer benefícios aos seus executivos. De acordo com a “Sky News”, a Trump Organization evitou o pagamento de imposto sobre o rendimento e sobre bens como apartamentos e carros de luxo.

A Trump Organization tinha declarado ser inocente. Já o antigo Presidente norte-americano não foi pessoalmente acusado no caso.

A empresa, que detém hotéis, campos de golfe e outros imóveis em todo o mundo, argumentou que o diretor financeiro, Allen Weisselberg, criou o esquema para benefício próprio. Allen Weisselberg encontra-se de licença e a ser remunerado. No seu testemunho, deu conta de ter recebido mais de um milhão de dólares (cerca de 955.484 euros) em salários e bónus neste ano. As declarações do diretor financeiro terão sido cruciais para o desfecho do caso, que os procuradores descreveram como parte de uma “cultura de fraude e engano”.

A decisão de condenação em todas as 17 acusações surgiu após mais de um dia de deliberação do júri do Supremo Tribunal de Manhattan. Terá ficado demonstrado que a empresa manteve um esquema de longa duração, oferecendo o usufruto de bens de luxo, como apartamentos, a alguns executivos. Também eram cedidos Mercedes-Benz alugados, mensalidades de escolas privadas para familiares, sem pagamento de impostos.

O gabinete do procurador distrital de Manhattan, que liderou o caso contra a Trump Organization, já tinha conseguido extrair uma confissão de culpa do alegado criador do esquema, Allen H. Weisselberg. O diretor financeiro da empresa é conhecido pela sua lealdade a Donald Trump, que nunca responsabilizou em depoimento.

Embora os procuradores não tenham indiciado o antigo chefe de Estado norte-americano, fizeram referência ao nome de Donald Trump durante o julgamento que se prolongou por um mês. Os procuradores disseram aos jurados que Trump pagou pessoalmente por alguns dos privilégios e até aprovou uma parte central do esquema. A acusação também apresentou provas de uma conduta de ilegalidade generalizada na empresa, mesmo debaixo do nariz de Donald Trump.

A condenação da empresa, a par da alegação da procuradoria durante o julgamento, de que Trump “sancionou explicitamente a fraude fiscal”, pode, de acordo com o jornal “The New York Times”, afetar a corrida presidencial de 2024, fornecendo novos argumentos aos opositores. O gabinete do procurador distrital pode ainda decidir iniciar uma investigação criminal mais ampla sobre as práticas comerciais de Trump.

A condenação por acusações de fraude fiscal, esquema de fraude, conspiração e falsificação de registos comerciais não deverá ditar o fim da Trump Organization. A pena máxima possível será garantir o pagamento de 1,62 milhões de dólares (cerca de 1,55 milhões de euros). Trump acumulou centenas de milhões de dólares em receitas durante a sua Presidência.

Trump Organization fica marcada com o rótulo de ‘empresa criminosa’, tendo servido de plataforma de lançamento para a fama de Donald Trump, do seu programa "O Aprendiz" e carreira política. A empresa poderá ainda ter dificuldade em atrair novos credores.

O antigo Presidente dos EUA assegura que o processo não passa de uma caça às bruxas com motivação política. Em declarações colhidas após o veredicto, a empresa acusou Weisselberg de ter testemunhado "sob juramento que traiu a confiança que a empresa depositou nele”.

“A noção de que uma empresa pode ser responsabilizada pelas ações de um funcionário, para benefício próprio, nas suas próprias declarações de imposto de renda, é simplesmente absurda”, afirma a Trump Organization, em comunicado.

A empresa conhecerá a sentença a 13 de janeiro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas