Barra Medialivre

Correio da Manhã

Economia
6
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Energia faz subir inflação

Custo dos alimentos ‘frescos’ manteve-se em valores elevados, mas com tendência para uma descida.
João Maltez 29 de Março de 2024 às 10:14
Preços da luz, gás e combustíveis fizeram aumentar a inflação
Preços da luz, gás e combustíveis fizeram aumentar a inflação
A taxa de inflação terá atingido 2,3% em março, em comparação com o mesmo mês de 2023 e mais 0,2 pontos percentuais do que em fevereiro, de acordo com a estimativa rápida tornada pública na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A subida ficou em parte a dever-se ao aumento dos preços dos produtos energéticos em 4,8%.

De acordo com o INE, a refrear uma maior subida da inflação em março de 2024 terão estado os produtos alimentares não transformados, cujo índice terá diminuído em 0,5%, “parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023”. Ou seja, ao longo dos últimos 12 meses, o custo dos alimentos ‘frescos’ manteve-se em valores elevados, mas com tendência para uma descida.

Considerando o chamado indicador de inflação subjacente (que exclui alimentos não transformados e combustíveis, eletricidade e gás, por exemplo), terá registado um acréscimo de 2,5%.

Os dados definitivos referentes à inflação de março de 2024 serão publicados pelo Instituto Nacional de Estatística no dia 10 de abril.
Inflação Instituto Nacional de Estatística
Ver comentários
C-Studio