Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Europeus: Telma Monteiro cai na repescagem e Catarina Costa luta pelo bronze

Primeiro dia de competição na Croácia

A judoca Telma Monteiro, na categoria de -57 kg, caiu esta quinta-feira na repescagem dos Europeus em Zagreb, onde Catarina Costa (-48 kg) foi a única 'resistente' do período da manhã e vai lutar pela medalha de bronze.Com ambas as judocas de regresso aos 'tatamis', após longas paragens devido a lesões, Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016, entrava com o objetivo de somar pontos na corrida a Paris2024, mas teve uma competição a 'meio gás', com duas vitórias e duas derrotas.

Catarina Costa, com menos combates efetuados, numa categoria de menor número de inscritas, precisou apenas de três adversárias, com duas vitórias e uma derrota, para garantir que tentará em Zagreb a sua terceira medalha consecutiva em Europeus, após duas pratas em Sófia2022 e Montpellier2023.

Para Telma Monteiro acabou por ser uma saída ingrata, com a judoca do Benfica a sentir, aparentemente, um toque no joelho esquerdo, o mesmo a que foi operada após sofrer em novembro uma rotura do ligamento cruzado.

A judoca, atual 29.ª do mundo e que competia nos seus 18.ºs Europeus, competição em que é recordista feminina de medalhas (seis de ouro, duas de prata e sete de bronze), discutia com a sérvia Marica Perisic (nona) o acesso à luta pelo bronze, mas desistiu.

Com a ida a novo prolongamento -- período após os quatro minutos iniciais e no qual o primeiro judoca a pontuar vence -, naquele que foi terceiro 'golden score' em quatro combates, Telma Monteiro 'abdicou' aos seis minutos, depois de agarrar o joelho.

Antes, Telma Monteiro tinha vencido a britânica Lele Nairne (24.ª) e a francesa Priscilla Gneto (15.ª), ambas por waza-ari, e perdido com a alemã Pauline Starke (12.ª), por ippon.

A judoca, que está em lugar elegível para Paris2024, mas em quota de realocação, ainda pode ter mais três competições a pontuar, os Grand Slam do Tajiquistão e do Cazaquistão e os Mundiais de Abu Dhabi, em maio.

Já Catarina Costa, tem a Zagreb a oportunidade de somar a sua terceira medalha em Europeus, num momento em que a judoca da Académica também regressa de uma paragem de cinco meses, devido a uma cirurgia ao cotovelo e uma entorse.

Sem a 'pressão' na corrida aos Jogos Olímpicos e quando está em zona de apuramento direto em -48 kg (quinta posição direta em 17), Catarina Costa teve uma manhã em que precisou também do 'golden score'.

A judoca, oitava do ranking mundial e terceira cabeça de série em Zagreb, venceu a sérvia Andrea Stojadinov (24.ª) e a belga Ellen Salens (48.ª), já na repescagem, após perder nos quartos de final com a israelita Tamar Malca (30.ª).

Nas finais de tarde, Catarina Costa vai discutir a medalha de bronze com a sérvia Milica Nikolic, sexta do mundo e primeira cabeça de série na categoria mais leve dos Europeus, e com quem tem um saldo neutro, de três triunfos e três derrotas.

Também em Zagreb, Rodrigo Lopes (-60 kg) foi o único dos 'não olímpicos' a disputar dois combates, perdendo ao segundo, enquanto Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg) e Miguel Gago (-66 kg) foram derrotados na estreia.
Por Lusa
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Clima de tensão

Instabilidade na Ásia Central não impede Seleção de lutar no Tajiquistão por Paris'24

Notícias

Notícias Mais Vistas