Exclusivo

Cultura

Évora, Capital da Cultura: 2027 será o ano do Vagar

Évora, Capital da Cultura: 2027 será o ano do Vagar
Fu Qiang para Évora_27

Vagar é um modo de sentir, um modo de viver. E é o mote para a Évora, a Capital Europeia da Cultura em 2027 e mais de meia centena de projetos culturais

Évora, Capital da Cultura: 2027 será o ano do Vagar

Ana Soromenho

Jornalista

Em 2027, no ano em que Évora será Capital Europeia da Cultura, não será só esta cidade mas todo o Alentejo a estar no centro do país. A decisão, revelada em conferência de imprensa que hoje decorreu em Lisboa, na Casa do Alentejo, pela coordenadora da candidatura, Paula Mota Garcia, foi um longo processo que envolveu “despojamento e escuta”, até ser encontrada a palavra justa que define toda a proposta que será a base de Évora Capital Europeia 2027, e une no mesmo conceito a região mais extensa de Portugal. A palavra é” Vagar”.



“Uma das coisas que percebi durante este processo é que há muitos alentejos, com identidades muito diferenciadas entre si e aquilo que os une transversalmente, do interior à costa, é este modo de viver e sentir o vagar", informa a coordenadora. “Tal como saudade, é uma palavra que não tem tradução noutras línguas, não existe tradução para ‘vagar’. Foi difícil de explicar na apresentação da candidatura o seu significado e o seu modo de viver.”



Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1,73€ por semana.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASoromenho@expresso.impresa.pt

Comentários

Subscreva e junte-se ao novo fórum de comentários

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas