Barra Medialivre

Correio da Manhã

Mundo
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Filhos de José Eduardo dos Santos não vão contestar arquivamento de processo judicial

"Carência de indícios de dito delito, face ao relatório definitivo da autópsia (...), conduzem ao encerramento provisório e ao arquivamento do processo", refere juíz.
Lusa 4 de Outubro de 2022 às 17:35
Caixão com corpo de José Eduardo dos Santos no Memorial Agostinho Neto
Caixão com corpo de José Eduardo dos Santos no Memorial Agostinho Neto FOTO: Reuters
Os filhos do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos não vão contestar o arquivamento, pela justiça espanhola, da investigação sobre a morte do pai, disseram esta terça-feira à Lusa os advogados que os representam.

"Confirmamos [a decisão judicial] e não vamos apresentar recurso do arquivamento", disse à Lusa um dos advogados dos filhos mais velhos de José Eduardo dos Santos, numa resposta por escrito.

A justiça espanhola arquivou a investigação sobre a morte do ex-presidente de Angola, confirmando que se deveu a causas naturais, segundo uma decisão de um tribunal de Barcelona divulgada esta terça-feira.

A decisão de um tribunal de Barcelona, na região espanhola da Catalunha, arquivou o processo ao concluir que José Eduardo dos Santos morreu naquela cidade de "causas exclusivamente naturais" no passado dia 08 de julho, como já haviam determinado as conclusões iniciais da autópsia.

A investigação judicial foi aberta na sequência de uma queixa de alguns filhos do ex-presidente de Angola, que invocavam a possibilidade de o pai ter morrido por negligência nos cuidados que lhe foram prestados pelo médico pessoal e pela última mulher, Ana Paula dos Santos.

Na decisão conhecida esta terça-feira, citada pelas agências de notícias EFE, Europa Press e AFP, o juiz refere que "a carência de indícios de dito delito, face ao relatório definitivo da autópsia e dos documentos de saúde integrados nos autos, conduzem ao encerramento provisório e ao arquivamento do processo".

"Não existem elementos que permitam considerar que não lhe foram prestados cuidados em algum momento", acrescenta a decisão do tribunal de Barcelona.

Os advogados dos filhos mais velhos do ex-presidente de Angola, encabeçados por 'Tchizé' dos Santos, apresentaram em julho uma queixa criminal que incluía eventuais delitos de "omissão do dever de socorro" e de "revelação de segredos".

Em 17 de agosto passado, a justiça espanhola concluiu que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais e determinou a entrega do cadáver à viúva.

Os filhos de José Eduardo dos Santos apresentaram recursos destas decisões, considerando que "apesar de a autópsia judicial ter concluído que a morte do ex-presidente de Angola se deveu a causas naturais", havia "indícios" de que Ana Paula dos Santos e o médico pessoal de José Eduardo dos Santos, João Afonso, não adotaram "todas as medidas necessárias e oportunas para garantir a sua plena saúde" e que também revelaram "informação muito sensível" sobre o seu estado a meios de comunicação social angolanos e portugueses.

"Tudo isto, em colaboração" com o Governo de Angola, com o objetivo de "apressar a trasladação do corpo", de forma a acontecer antes das eleições presidenciais angolanas do passado dia 24 de agosto, argumentaram os filhos.

Em resposta, a justiça espanhola arquivou o caso, segundo a decisão conhecida esta terça-feira.

Sobre a divulgação de "informação muito sensível" sobre a saúde de José Eduardo dos Santos a jornalistas, o tribunal afirma que o estado do ex-Presidente de Angola era conhecido publicamente e que se desconhecem as fontes das notícias invocadas pelos queixosos.

A justiça espanhola entregou a Ana Paula dos Santos, em 20 de agosto, o corpo de José Eduardo dos Santos, que era reclamado também pelos filhos do ex-Presidente de Angola.

O corpo foi levado para Angola e o funeral realizou-se em 28 de agosto.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola, em 1979, e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, pontuada por acusações de corrupção e nepotismo.

José Eduardo dos Santos Ana Paula dos Santos Barcelona
Ver comentários
C-Studio