Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fusion Fuel e Galp juntas em produção de 400 kg de hidrogénio por dia em Elvas

Este projeto incluirá uma central de produção com 1 MW e uma estação de abastecimento para veículos deste gás renovável na fronteira com Espanha. A Fusion Fuel já recebeu um apoio de 3,6 milhões do PRR, mas no total terá de investir 7,2 milhões na construção.

Os autocarros movidos a hidrogénio começam a ser uma opção das cidades para diminuir as emissões de CO2.
Thilo Schmuelgen Reuters
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 20 de Março de 2023 às 10:24
A empresa portuguesa Fusion Fuel, cotada no índice norte-americano Nasdaq, anunciou esta segunda-feira ter recebido um novo apoio de 3,6 milhões de euros no âmbito da componente C-5 - Capitalização e Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para desenvolver em Elvas uma central descentralizada de produção de hidrogénio verde, com  uma capacidade de eletrólise de 1 MW.

Este projeto, desenvolvido em parceria com a Galp, deverá produzir até 400 kg de hidrogénio por dia, e incluirá também uma estação de abastecimento deste gás de origem renovável na cidade alentejana que faz fronteira com Espanha.

A intervenção da Fusion Fuel no projeto, com a produção de hidrogénio verde e respetiva compressão deste gás renovável, deverá exigir aproximadamente 7,2 milhões de euros de investimento de capital, informou a empresa em comunicado.

O novo apoio do PRR faz parte de um financiamento mais alargado atribuído ao consórcio "Moving2Neutrality Alliance", comporto por 13 empresas parceiras lideradas pela Petrogal, subsidiária do Grupo Galp, que tem como objetivo "descarbonizar a mobilidade comercial e industrial através do desenvolvimento de pólos de produção de combustíveis sustentáveis ??em Sines e outras localizações estratégicas em Portugal".

O projeto será desenvolvido em Elvas, na fronteira entre Portugal e Espanha, "estrategicamente localizada num dos principais corredores de mercadorias entre os dois países". 

"A central terá 1 MW de capacidade de eletrólise, produzindo até 400 kg de hidrogénio verde por dia, além de garantir pureza a compressão necessárias do gás renovável para soluções de mobilidade. A instalação também incluirá uma estação integrada de reabastecimento de hidrogénio destinada a veículos comerciais leves e pesados", referiu ainda a Fusion Fuel no mesmo comunicado. 

Desenvolvido em parceria com a Galp, este projeto da Fusion Fuel servirá de "referência para explorar o conceito de produção descentralizada de hidrogénio verde para aplicações de mobilidade em Portugal e no estrangeiro". 

"Esta é uma conquista histórica para a Fusion Fuel. Enquanto maior operadora de estações de serviço em Portugal, a Galp é uma das empresas mais reconhecidas do país. Juntarmo-nos à Galp como parceiros de consórcio para o desenvolvimento de um projeto pioneiro de produção e abastecimento de hidrogénio é uma prova da tecnologia inovadora da Fusion Fuel", disse Frederico Figueira de Chaves, co-diretor e diretor financeiro da Fusion Fuel. 

O responsável frisou ainda que a "construção de soluções de hidrogénio verde em co-localização [em postos de combustível, por exemplo] que eliminam a necessidade de distribuição de proximidade e reduzem o custo efetivo para os clientes, é fundamental para democratizar o acesso ao hidrogénio e enfrentar os desafios da produção em larga escala perto dos locais de maior procura".

De acordo com Zach Steele, co-Head da Fusion Fuel, "o projeto Elvas representa o próximo passo na realização da nossa visão de construir uma estrutura de base para a mobilidade a hidrogénio em toda a Península Ibérica, que começou com o projeto pioneiro Exolum em Madrid, o primeiro posto integrado de abastecimento de hidrogénio verde em Espanha".

"Estamos confiantes que este projeto servirá como um modelo que podemos replicar em Portugal e Espanha, bem como em nossos outros mercados principais da América do Norte. e Itália", rematou. 

Este novo subsídio de 3,6 milhões de euros do PRR surge depois de a Fusion Fuel já ter recebido um primeiro envelope de 36 milhões de euros também do PRR no contexto do consórcio "Sines Green Hydrogen Valley Alliance".

Ver comentários
Saber mais Fusion Fuel Grupo Galp Inovação Empresarial do Plano de Recuperação Elvas C-5 - Capitalização PRR Espanha Nasdaq Informação sobre empresas grandes empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio