Economia

Governo confirma Pedro Moreira como presidente da CP

Governo confirma Pedro Moreira como presidente da CP

O gestor já era o presidente interino da transportadora ferroviária desde outubro de 2021

Governo confirma Pedro Moreira como presidente da CP

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

Após quase um ano como presidente interino da CP, o Governo confirmou Pedro Moreira como presidente ‘de pleno direito’ da empresa ferroviária. A decisão já estava tomada há muito tempo, conforme o Expresso noticiou a meio de outubro de 2021, mas só agora foi efetivada.

Pedro Moreira assumiu a presidência de forma interina no início de outubro de 2021 após a demissão de Nuno Freitas a três meses de terminar o seu mandato. Antes era vice-presidente da CP, cargo que ocupou desde julho de 2019. É engenheiro eletrotécnico e construiu carreira a partir das oficinas de manutenção ferroviária da antiga EMEF, onde começou em 1995, diz o Governo em comunicado, acrescentando que antes de entrar para a vice-presidência da CP, Pedro Moreira era diretor da unidade de manutenção de Alta Velocidade da EMEF, responsável pela manutenção dos comboios Alfa Pendular.

A demora na confirmação da escolha causou alguma estranheza no meio ferroviário mas era vista como estando dependente da resolução de outro caso que demorou bastante tempo: a nomeação da nova administração da Infraestruturas de Portugal (IP), que passou a ser presidida por Miguel Cruz, conforme anunciado a 26 de agosto pelo Governo.

Na administração da CP para o triénio 2022-2024 vão manter-se Isabel Ribeiro, que passa a vice-presidente, e os vogais Ana Malhó e Pedro Ribeiro. Joaquim Guerra, que era até agora diretor da CP e chefe de gabinete de Pedro Moreira, integra também a nova administração como vogal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt

Comentários

Subscreva e junte-se ao novo fórum de comentários

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas