Barra Medialivre

Correio da Manhã

Política
6
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

"Parece trazer um retrocesso": PS diz que novo Governo pode pôr em causa estabilidade política

Partidos reagiram a Governo apresentado por Montenegro.
Sara Reis Teixeira 28 de Março de 2024 às 18:51
A carregar o vídeo ...
"Parece trazer um retrocesso": PS diz que novo Governo pode pôr em causa estabilidade política
"Pouco ambiciosa", com "cheiro a passado" e "à moda antiga". Foi assim que os partidos políticos com assento parlamentar reagiram, esta quinta-feira, à lista de nomes do Governo apresentada pelo líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro. À exceção do PSD e do CDS-PP, todos os líderes partidários consideraram que a nova composição do Executivo não tem capacidade para responder aos problemas do País.

PS: "Parece trazer retrocesso"

O socialista Pedro Delgado Alves acredita que o novo Governo pode pôr em causa a estabilidade política e que "parece trazer o retrocesso". 

"Como é que, perante aquilo que todos pudemos verificar nos últimos dias, a instabilidade que existe em sede parlamentar, como é que esta configuração ministerial vai superar esta dificuldade, como é que o futuro Governo pretenderá governar?", questionou.

Chega: "Governo durará pouco"

O presidente do Chega, André Ventura, considerou que as escolhas do líder da Aliança ficaram aquém das expectativas e disse acreditar que o novo governo durará pouco.

"Revelou-se alguma incapacidade do Primeiro-ministro indigitado de conseguiu recrutar nomes com prestígio que era o que o país precisava neste momento. Montenegro podia ter feito bastante mais. Este Governo durará pouco", disse André Ventura.

CDS. "Governo vai "repor a dignidade das forças policiais"

Paulo Núncio, do CDS-PP, disse aos jornalistas que os nomes apresentados mostram um Governo "reformista e ambicioso", que vai "repor a dignidade das forças policiais".

"É seguramente um Governo que vai cumprir o programa eleitoral apresentado pela AD. É também um governo preparado para repor o humanismo e eficácia no SNS. Para repor a qualidade e exigência na escola pública e para repor a dignidade as forças policias", afirmou.

PSD: "Governo à moda antiga"

O deputado social-democrata Hugo Soares diz que a lista revelada mostra um "Governo à moda antiga".

"O novo Governo de Portugal conjuga a experiência política com a capacidade de recrutamento na sociedade civil. O Governo para além desta experiência política foi capaz também de recrutar na sociedade civil. Isto parece-me muito importante. É um Governo construído à moda antiga", explicou.  

PAN: "Retrocesso na igualdade de género"

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, classificou a composição do Executivo "um retrocesso na igualdade de género". 

"Esta composição é um retrocesso na igualdade de género. Esperávamos mais ambição", disse.

PCP: "Não é um Governo que garanta a resolução dos problemas"

O deputado António Filipe firmou que o PCP se vai assumir como oposição ao novo Governo, explicando que este não "garante a solução de problemas" que afetam os portugueses.

"O conhecimento da composição confirma as preocupações que o PCP tem vindo a manifestar. conhecemos o programa e o perfil político das personalidades escolhidas. Não é um Governo que garanta a resolução dos problemas que os portugueses se confrontam", afirmou.

Livre critica junção dos Ministérios das Infraestruturas e Habitação

Paulo Muacho, deputado do Livre, criticou a composição o Governo, nomeadamente pela junção dos Ministérios das Infraestruturas e Habitação. 

"São áreas que têm problemas muito específicos, diferentes, e são áreas que, do ponto de vista do Livre, são essenciais para o futuro do país, para o desenvolvimento do país, e mereciam esse peso político de serem tuteladas por ministérios próprios", defendeu.

IL: "Parece demasiado grande"

O liberal Bernardo Blanco destacou que existe equilíbrio entre as pessoas com experiência política e as pessoas de sociedade civil na lista apresentada por Montenegro. No entanto, considerou que o Executivo tem demasiados ministérios.

"Os jovens não precisam de um ministério", vincou. 

BE: "Governo cheira a passado"

O deputado Fabian Figueiredo disse que o Governo "cheira a passado e que resgatou figuras da Troika". 

"É um Governo que traz figuras da área dos interesses imobiliários para a justiça, que traz defensores dos `vistos gold´para a área da habitação, que traz uma académica contra os direitos do trabalho para o Ministério do Trabalho, uma conservadora para a Cultura. É um novo Governo que cheira a passado, que resgata várias figuras da troika, por isso não trará soluções para os problemas que o país tem", apontou. 
Governo AD Luís Montengro
Ver comentários
C-Studio