Blitz

Música nova para o fim de semana prolongado: a ‘coboiada’ de Beyoncé, o adeus dos Sum 41 e a t-shirt de Maria Reis

Beyoncé
Beyoncé

Beyoncé tem novo álbum, mas trazemos-lhe também novidades dos Sum 41, que estão de partida, dos Vampire Weekend, que estão de regresso, dos britânicos Elbow e Ed Harcourt e ainda da regressada Sheryl Crow. Em português, há novas dos SAL, Maria Reis, Nena e Joana Almeirante. Música nova é aqui

Música nova para o fim de semana prolongado: a ‘coboiada’ de Beyoncé, o adeus dos Sum 41 e a t-shirt de Maria Reis

Lia Pereira

Jornalista

O novo álbum de Beyoncé, “Cowboy Carter”, é o destaque desta semana, no que toca a lançamentos musicais. Segunda parte da trilogia iniciada pela artista texana, o disco segue-se a “Renaissance”, de 2022, e é influenciado pela música country. ‘Texas Hold ’em' e ‘16 Carriages’ foram os primeiros singles.

23 anos depois de lançarem o primeiro álbum, os canadianos Sum 41 apresentam esta sexta-feira o seu derradeiro trabalho. “Heaven :x: Hell” é um disco duplo: no primeiro, a banda regressa às suas raízes pop-punk, enquanto no segundo explora uma sonoridade mais pesada. ‘Waiting on a Twist of Fate’ é o novo single.

‘Mary Boone’ é o quarto single de “Only God Was Above Us”, o novo álbum dos Vampire Weekend, nas lojas a 5 de abril. No vídeo, surge o túnel que liga Nova Iorque à sua vizinha, New Jersey, nos Estados Unidos.

“Audio Vertigo” é o título do décimo álbum dos britânicos Elbow. Gravado no estúdio caseiro da banda, em Gloucestershire, e em Londres, o sucessor de “Flying Dream 1”, de 2021, já deu origem a vários singles, o mais recente dos quais ‘Things I’ve Been Telling Myself For Years'.

Outro nome seguro da música britânica, o cantor-compositor Ed Harcourt acaba de lançar mais um álbum. Tem por título “El Magnifico” e, para realizar o vídeo da canção ‘Strange Beauty’, filmado na praia Cabo de Gata, no sul de Espanha, o autor chamou o conhecido fotógrafo Steve Gullick.

Em Portugal, chegou esta semana ‘Pedaços de Sal’, novo single do próximo álbum dos SAL, a editar este ano.

Carlos Guerreiro, dos Gaiteiros de Lisboa e dos Cara de Espelho, é o convidado deste tema, que em 2020 serviu de inspiração ao nome da banda, que se formou na sequência do fim dos Diabo na Cruz.

Em comunicado, os SAL descrevem ‘Pedaços de Sal’ como “canção pop rock alegre e enérgica que versa sobre um país que tem nas pessoas e nas suas memórias e vivências as suas imaginárias fronteiras, onde o chão pisado é de todos e de ninguém, até onde a memória alcança.”

Lançado esta semana, ‘T-shirt’ é o primeiro single do novo álbum da portuguesa Maria Reis, agendado para 3 de maio.

Conhecida, também, como uma das vozes das Pega Monstro, Maria Reis colaborou, nesta canção, com o músico e produtor Tomé Silva.

Nascido na Rondônia, na Amazónia, e radicado em Portugal, Jhon Douglas apresentou, recentemente, o tema ‘Rua das Tretas’, a incluir no seu segundo EP, “Artista Chinelo”. O disco será apresentado ao vivo no B.leza, em Lisboa, a 4 de abril, dia em que ficará disponível nas plataformas de streaming.

Sobre o disco do cantor-compositor e artista plástico brasileiro, escreve Gonçalo M Tavares: “O chinelo é uma forma rápida de dizer que Jhon nos recebe, nestas músicas, na sua casa mais casa, na sua arte, de forma nada hirta, nada eu-sou-não-sei-quê; recebe-nos, sim, com esse à vontade lindo, de chinelo ou descalço, recebe-nos nessa música que convida ouvintes atentos a tirarem também botas e sapatos e, sim, ouvir Jhon Douglas, o seu humor, a sua diversão séria, com a sua voz brilhante, com um toque irónico de quem sabe muito, de quem lava utopias diariamente como quem lava pratos que pareciam bem limpos de manhã, mas afinal estão cheios de vestígios de uma realidade que é dura.”

‘Rua das Tretas’ é um single conjunto com Ely Janoville e Luca Argel, que sobre o tema escreveu: “É a disputa entre a forma como a gente quer construir a nossa identidade no estrangeiro e a forma como esse território projeta sobre nós uma visão que é uma invenção.”

Esta semana chegou ainda ‘Erro’, nova canção de Joana Almeirante, que fará parte do seu segundo álbum, com apresentações marcadas para Coimbra (Conservatório da Música, 5 de outubro, com as convidadas Elisa e Nena), Lisboa (Teatro Maria Matos, 9 de outubro, com Luísa Sobral e Nena) e Porto (Coliseu, 17 de outubro, com Bárbara Tinoco, Miguel Araújo, Rita Rocha e Samuel Úria).



Em breve, Joana Almeirante dará também começo à digressão “Dois Pares de Botas”, em conjunto com Nena. Nestes concertos, as duas jovens vão cantar um repertório de música country, com alguns clássicos daquele género e outros temas mais recentes, de Taylor Swift ou Shania Twain, bem como canções de ambas. Nena, que recentemente participou no Festival da Canção com ‘Teorias da Conspiração’, acaba de lançar uma nova versão desse tema, com Tiago Nogueira, um dos vocalistas d' Os Quatro e Meia, ao vivo na Figueira da Foz.

A 18 de maio, Nena atua no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Despedimo-nos com “Evolution”, o novo álbum de Sheryl Crow. Depois de, aquando do lançamento de “Threads”, em 2019, ter dito que não pensava voltar a lançar discos, a norte-americana mudou de ideias, por ter descoberto que as novas canções haviam saído da sua “alma”. ‘Digging In The Dirt’, o single mais recente, conta com a participação ilustre de Peter Gabriel.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas