Design

Não percebes? Ana Faria faz um desenho — e partilha no Instagram

Ana Faria é a criadora do projecto Precisas dum desenho que promove a partilha conhecimento. Questões científicas, culturais e hobbies são o foco dos desenhos.

Infografia "Ciclo da água" Precisas dum Desenho | Instagram
Fotogaleria
Infografia "Ciclo da água" Precisas dum Desenho | Instagram

Explicar um tema através de infografias: essa é a proposta do Precisas dum desenho, um projecto de infografias e visualização de dados criado pela designer Ana Faria. Seja o ciclo da água, o funcionamento de um balão de ar quente ou como fazer um barquinho de papel, Ana Faria tem interesse em partilhar, no Instagram, conhecimento das mais diversas áreas através de desenhos (o seu meio de comunicação preferido). 

“A ideia surgiu durante um workshop de costura que fiz em 2013”, conta em conversa com o P3. “Na altura fiz uns desenhos passo a passo daquilo que tinha aprendido. Uns anos mais tarde voltei a olhar para eles e pensei que, se calhar, era engraçado criar uma série de ilustrações que explicassem algo”. 

Há três anos que a designer editorial dedica parte do tempo livre para desenhar hobbies, questões científicas ou culturais. “Os assuntos que abordo têm a ver com a minha curiosidade, com os meus interesses”, diz. “Recentemente fiz um desenho sobre o lince-ibérico, um assunto bastante comentado por causa da evolução que tinha havido na população. Então, tive interesse em saber o que aconteceu, quais as características deste animal e como se distingue das outras espécies.” 

Tal como aconteceu com a ilustração que ensina a comer com pauzinhos, Ana recebe sugestões de temas e garante que são bem-vindas. “Posso ter [a sugestão] em conta, se achar que faz sentido para mim e se me identificar com o tema.” 

No Instagram, por vezes os assuntos tratados nem sempre são coisas sobre as quais tem conhecimento. Para contornar essa situação, a designer pesquisa sobre os temas para sanar dúvidas e curiosidades. Apesar disso, deixa claro que nunca será uma especialista em nenhum deles. “Nunca vou ao profundo, faço uma pesquisa superficial, porque a ideia [do projecto] é exprimir a minha curiosidade, ajudar-me a explorar novas formas de desenhar e a minha criatividade”, refere.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Infografia "Como coser um fecho"
Infografia "Como coser um fecho" Precisas dum Desenho | Instagram
Infografia "Afinal, quem é o lince-ibérico?"
Infografia "Afinal, quem é o lince-ibérico?" Precisas dum Desenho | Instagram
Infografia "Como comer com pauzinhos"
Infografia "Como comer com pauzinhos" Precisas dum Desenho | Instagram
Infografia "Como regar as plantas"
Infografia "Como regar as plantas" Precisas dum Desenho | Instagram
Infografia "Como fazer um barquinho de papel"
Infografia "Como fazer um barquinho de papel" Precisas dum Desenho | Instagram
"Quem vai comer castanhas hoje?"
"Quem vai comer castanhas hoje?" Precisas dum Desenho | Instagram
"Como fazer panquecas"
"Como fazer panquecas" Precisas dum Desenho | Instagram