O 'Grito' de Iolanda: conheça a portuguesa que está a dar que falar na Eurovisão

Artista assegura presença de Portugal na grande final.
Iolanda
Iolanda na Eurovisãojavascript:;
Iolanda
Iolanda na Eurovisãojavascript:;
08 mai 2024 • 15:53
‘Grito’ de Iolanda fez-se ouvir alto e em bom som esta terça-feira na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, valendo à artista portuguesa um bilhete para a grande final, de se realiza sábado, dia 11, na Malmö Arena, na Suécia, com transmissão na RTP1.

Na primeira noite de grandes decisões, Iolanda, que foi a 14.ª candidata a subir ao palco, passou à fase seguinte graças aos votos atribuídos pelo público e jurados. A avaliar pelo site Eurovision World, que agrega as maiores casas de apostas, Portugal não tem hipóteses de repetir a histórica vitória de Salvador Sobral em 2017, com 'Amar pelos Dois'. Mas pode haver uma surpresa. 

Este ano, a favorita parece ser 'Rim Tim Tagi Dim', de Baby Lasagna, música croata que também foi apurada para a final. Também passaram os temas da Sérvia, Eslovénia e Chipre, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Irlanda e Luxemburgo.


Iolanda, recorde-se, chegou ao Festival da Canção através de convite, conseguindo que o seu tema fosse selecionado para a primeira semifinal. A cantora e compositora de 29 anos, que na adolescência passou por programas de televisão como ‘Uma Canção para Ti’, da TVI, ‘Ídolos’ , da SIC, e ‘The Voice Kids’, da RTP 1, estreou-se a solo em disco em 2023, com o EP ‘Cura’, que incluía os singles ‘Cura’ e ‘Lugar Certo’, lançados um ano antes. Natural da Figueira da Foz, passou pelo BIMM Music Institute, em Londres, capital do Reino Unido, e pelo Hot Clube de Portugal. Além de ser intérprete, escreveu para artistas como Bárbara Tinoco ou Bárbara Bandeira.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo