Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Países bálticos reclamam proibição de vistos a russos

Letónia e Estónia querem que a União Europeia endureça as restrições de viagem aos russos, proibindo os vistos turísticos em todos os países Schengen.

Reuters
Lusa 14 de Agosto de 2022 às 10:48

Os líderes da Letónia e da Estónia insistiram este domingo na necessidade de endurecer restrições de viagem aos russos, incluindo a proibição de vistos turísticos, contrariamente ao que defende a Alemanha, cujo governo rejeita um veto generalizado aos cidadãos russos.


O presidente da Letónia, Egils Levits, apelou para a adoção dessas medidas a nível da União Europeia (UE) e solicitou o cancelamento das autorizações de residência e vistos já emitidos pela Letónia.


"A Letónia, juntamente com a Finlândia, a Estónia, a República Checa e outros países com interesses semelhantes, deveria impulsionar uma demanda à escala europeia para deixar de emitir vistos turísticos aos cidadãos russos. Estas seriam sanções adicionais contra a Rússia", disse Levits num evento em Riga.


O presidente letão questionou se é "política e moralmente justificável" que os turistas russos continuem "a passear pacificamente pela Europa" enquanto o exército russo "mata e queima na Ucrânia".

 

Levits fez estas observações durante um evento para cidadãos letões que sofreram repressão sob o regime soviético entre 1940 e 1991.


"A Letónia não concede vistos turísticos aos russos desde o início da invasão em 24 de fevereiro. Outros países continuam a emiti-los, o que não é política nem moralmente justificável", insistiu ele, através da sua conta no Twitter.


A embaixada da Letónia em Moscovo anunciou que deixaria de emitir vistos a cidadãos russos, exceto para assistir ao funeral de um membro da família.


A Estónia, por seu lado, já tinha anunciado que deixará de admitir cidadãos russos com vistos emitidos pelo país para o espaço Schengen a partir de 18 de agosto.


O chefe do governo estónio, Kaja Kallas, também apelou para que a proibição fosse alargada a todos os países Schengen. A sua homóloga finlandesa, Sanna Marin, pronunciou-se igualmente a favor da extensão da proibição a todos os países Schengen.


O chanceler alemão Olaf Scholz rejeita esta possibilidade, argumentando que já foram adotadas sanções apropriadas a nível da UE contra as pessoas da comitiva do Kremlin.


"É a guerra de (Vladimir) Putin. E acho este tipo de abordagem difícil", disse Scholz na quinta-feira, insistindo que o presidente russo "é responsável por esta guerra", não a população como um todo.

 

Uma proibição geral dos vistos turísticos "seria dirigida contra toda a população, incluindo os inocentes", disse.

Ver comentários
Saber mais Letónia Estónia Schengen União Europeia diplomacia turismo Ucrânia Rússia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio