Barra Medialivre

Correio da Manhã

Mundo
2
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Presidente do Parlamento do Vietname demite-se sob suspeita de corrupção

Crescente instabilidade política tem sido frequente no país.
Lusa 26 de Abril de 2024 às 14:10
Vuong Dinh Hue
Vuong Dinh Hue FOTO: REUTERS/Kham
O presidente do Parlamento vietnamita demitiu-se, tornando-se o mais recente membro do governo a abandonar o cargo no quadro da campanha anticorrupção em curso e que abala as elites políticas e empresariais.

A demissão do presidente da Assembleia Nacional, Vuong Dinh Hue, vem juntar-se à crescente instabilidade política no país.

O Presidente Vo Van Thuong demitiu-se em março - pouco mais de um ano depois de o anterior chefe de Estado, Nguyen Xuan Phuc, se ter demitido para assumir a responsabilidade política pelos escândalos de corrupção durante a pandemia.

"Esta situação revela também a extrema incerteza num ambiente político que muitas vezes se orgulha da sua estabilidade, uma vez que três dirigentes de topo foram demitidos em apenas um ano", afirmou Nguyen Khac Giang, analista do Instituto ISEAS-Yusof Ishak de Singapura em declarações à Associated Press (AP).

A demissão de Hue ocorre dias depois do adjunto, Pham Thai Ha, ter sido detido sob a acusação de abuso de posição e de poder em proveito próprio, a 21 de abril, segundo o órgão de comunicação social estatal VN Express.

 As primeiras informações não indicavam que Hue estava implicado em corrupção, mas referiam que os investigadores tinham concluído que o líder parlamentar tinha "violado os regulamentos do partido e que as irregularidades tinham afetado a reputação do Partido, do Estado e a própria reputação".

O Partido Comunista do Vietname aceitou o que designou por "demissão voluntária" de Hue, segundo o VN Express.

Hue, 67 anos, era presidente da Assembleia Nacional do Vietname há mais de três anos.

Trata-se do quarto cargo político mais importante do Vietname, juntamente com o de chefe de Estado, primeiro-ministro e o de líder do Partido Comunista.

A instabilidade política pode ameaçar as ambições económicas do Vietname, que pretende tornar-se uma alternativa à República Popular da China na região.

A prisão de Hue resultou da investigação em curso sobre o Grupo Thuan An, disse a Agência de Notícias do Vietname, citando o porta-voz do Ministério da Segurança Pública, tenente-general To An Xo.

O presidente da empresa, Nguyen Duy Hung, e vários outros foram detidos no início de abril tendo o processo levado a uma sentença de morte, sem precedentes, para a magnata do setor imobiliário Truong My Lan, no maior caso de fraude de sempre no Vietname.

De acordo com o analista ouvido pela agência de notícias norte-americana AP, Hue era visto anteriormente como um provável sucessor de Trong

"A queda só vai intensificar a crise de sucessão do Vietname", afirmou Giang.

Os líderes do Vietname devem convocar um congresso do Partido Comunista no início de 2026.

Entretanto, de acordo com os especialistas consultados pela AP, os rivais estão a lutar para se posicionarem como sucessores de Trong, que foi eleito para um terceiro mandato como chefe do partido em 2021.

Vietname Corrupção Demissão Parlamento
Ver comentários
C-Studio