Outros sites Medialivre
Notícia

Projeto-piloto vai ajudar 40 PME na transição sustentável

Iniciativa do movimento Digital with Purpose e do IAPMEI pretende chegar a todo o universo de empresas da Agência para a Competitividade e Inovação.

Sónia Santos Dias 16 de Abril de 2024 às 09:52
Em 2021, foram investidos 8,8 mil milhões de euros em startups da área da sustentabilidade.
Anastasia Shuraeva/Pexels
  • Partilhar artigo
  • ...

O movimento Digital with Purpose, da responsabilidade da Global e-Sustainability Initiative (GeSI), e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, juntam-se numa parceria estratégica para impulsionar a sustentabilidade e a inovação digital nas pequenas e médias empresas (PME) portuguesas.

Esta parceria pretende ajudar as PME a acelerar a incorporação dos indicadores ESG (sigla inglesa para ambiental, social e governação) e dos modelos sustentáveis de crescimento económico, com zero impacto ambiental, socialmente justos e eticamente responsáveis.

A iniciativa arrancou no dia 13 de abril no Campus do IAPMEI, no Porto, com uma sessão de lançamento onde estiveram presentes as 40 PME selecionadas para o projeto piloto, provenientes de vários setores do tecido empresarial, entre os quais, alimentar, do calçado, papel e cartão, metalurgia e metalomecânica, mobiliário, têxtil e TIC.

De acordo com o presidente do Conselho Diretivo do IPAMEI, Luís Guerreiro, "esta é uma oportunidade para fomentar a jornada da sustentabilidade junto das PME, devidamente acompanhada por especialistas e suportada por uma ferramenta tecnicamente robusta e que promove também a transição digital".

A iniciativa irá partilhar melhores práticas, conhecimentos e recursos, fornecendo contributos e recomendações para fortalecer as iniciativas corporativas sustentáveis, possibilitando a implementação de soluções inovadoras.

"Esta colaboração não só impulsionará a transição para práticas mais sustentáveis, mas também irá fortalecer a competitividade e o crescimento destas empresas. Estamos convictos do impacto positivo que esta iniciativa terá", refere Luís Neves, CEO da GeSI.

Numa segunda fase, as duas instituições irão alargar a certificação Digital with Purpose Performance Framework, composta por um conjunto de métricas que avalia os esforços das empresas em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, a todo o universo de empresas do IAPMEI.

Luís Neves referiu que "o sistema de métricas possibilita às organizações fazerem um autodiagnóstico e delinearem de imediato um plano de ação para as áreas em que a pontuação seja mais baixa". No que respeita à medição do progresso, "a submissão das métricas é feita anualmente, permitindo às organizações avaliarem os resultados das suas iniciativas internas de forma consistente ano após ano".

Para o desenvolvimento desta plataforma, foram envolvidos mais de 200 peritos de referência, representando organizações líderes em várias áreas de sustentabilidade. "As métricas foram validadas por um comité independente, liderado pelo Cambridge Institute for Sustainability Leadership, e contou com a participação de organizações como a Capitals Coalition, Circularity Capital, Carbon Disclosure Project-CDP, World Benchmarking Alliance, Ellen McArthur Foundation, Deutsche Telekom, Be Shaping the Future, AT&T, entre outros", conta o CEO da GeSI ao Negócios.

Tendo em conta a transparência dos dados, a submissão das métricas por parte das empresas será validada por um organismo independente.

"Esta é uma plataforma que pode ser uma forte aliada a todas as organizações que desejam fazer uma mudança em direção a um negócio mais sustentável, através das suas componentes de autodiagnóstico, monitorização e relatório", assegura Luís Neves.

 

 

Mais notícias