Quando o bem vence...
Foto Imago

Quando o bem vence...

OPINIÃO17.04.202408:15

...as rivalidades passam para segundo plano e elevam-se valores mais importantes

É certo e sabido que uma boa polémica dá audiências. E, ao longo das temporadas, são muitas as que, aqui e ali, vão deixando marca na espuma dos dias, cá e lá. De tal modo a gritaria e os insultos reinam em horário nobre que, por vezes, atos de bondade, de comovente sensibilidade, de honra ou cavalheirismo são condenados a notas de rodapé, a papel secundário ou, até, ao esquecimento. Falemos deles então, nós que, fartos do mal, aplaudimos o bem, como todos aplaudiram a justa, merecida e arrepiante homenagem que, na Luz, o Benfica fez a Sven-Goran Eriksson.

Mas houve mais casos no maravilhoso mundo da bola a merecer destaque pela sua beleza e elegância na última semana. Como o protagonizado no Minho, onde, por instantes, uma das maiores rivalidades entre emblemas do nosso País — entre V. Guimarães e SC Braga — deu lugar à elevação, quando o técnico vimaranense enviou palavras públicas de conforto a Rui Duarte, treinador bracarense que vive o terror da perda de um filho: «Um abraço muito forte ao Rui Duarte pelo momento que está a passar.»

No meio de outra velha guerra, mas na vizinha Espanha, mais um instante bonito. Villarreal e Athletic Bilbao andam há meses de relações cortadas por conta do desvio de duas jóias da cantera amarela para os bascos (Barakaldo e Oyono). Pouco se importando com isso, o técnico do Villarreal, Marcelino Toral, em lágrimas (treinou os bascos antes), deu os parabéns ao Athletic pela vitória na Taça, 40 anos depois: «Eles sofreram muito, muito, sofremos juntos. E finalmente alcançaram o que aspiravam há tanto tempo. Por isso, quero parabenizá-los e dizer que o futebol foi justo neste momento.»

Por fim, a frase do presidente do Bayern, Herbert Heiner, após a consagração do Leverkusen como campeão alemão: «Parabéns ao Leverkusen pelo primeiro título da Bundesliga na história do clube. Um título merecido e que recompensa uma excelente temporada e um excelente futebol.» Aplausos!

Destaques