Sporting: «Próxima época será de afirmação para Fresneda»
Fresneda espreita a titularidade diante do Vitória de Guimarães (IMAGO)

Sporting: «Próxima época será de afirmação para Fresneda»

NACIONAL20.04.202409:15

Sem Esgaio, castigado e Geny ainda no departamento médico, espanhol espreita vaga para o Vitória de Guimarães. Pedro Correia, antigo ‘scout’ do Valladolid, explica a A BOLA as razões para o ala ainda não se ter afirmado

Hora de Fresneda. Se hoje ninguém dúvida do acerto leonino nas contratações de Gyokeres e Hjulmand... resta o espanhol — contratado ao Valladolid por €9 milhões — confirmar um mercado perfeito do leão.

Após um período de adaptação (e uma operação que afastou o ala direito durante alguns meses), Fresneda deverá ter, nesta reta final de campeonato, algumas oportunidades que foram faltando ao longo da época. A começar na receção de amanhã ao V. Guimarães. Sem Esgaio, castigado, Geny Catamo com problemas físicos (ontem não se treinou), o espanhol — que somou minutos com Gil Vicente e Famalicão — tem a porta aberta para (finalmente) aparecer.

E se as poucas aparições (soma apenas 8 jogos na equipa principal) não foram conclusivas, o final de época poderá retirar a ideia de que Fresneda terá sido um erro de casting do leão. Para dissipar dúvidas, ABOLA procurou alguém com melhor conhecimento sobre o espanhol. É o caso de Pedro Correia, antigo scout do Valladolid, que viveu de perto o seu crescimento na equipa espanhola, que, na ocasião, foi pedindo paciência para um jovem que chegou a um contexto muito diferente do que tinha em Espanha.

Ricardo Esgaio está castigado e Fresneda espreita uma vaga no onze dos leões (MIGUEL NUNES)

«Fresneda foi o reforço que ainda não se conseguiu impor, é verdade, mas julgo que face mais a uma adaptação tática e de intensidade de jogo do que da sua qualidade. Foi uma compra acertada da parte do Sporting. A próxima época julgo que será de plena afirmação», começou por dizer o agora diretor desportivo do Aves SAD, que explicou: «Como há um desequilíbrio saudável em termos ofensivos no Sporting, significa que no momento defensivo não se pode falhar. Toda essa adaptação de uma realidade Valladolid para uma realidade Sporting está a demorar o seu tempo, fruto de uma equipa do Sporting que está consolidada. Então qualquer jogador novo, principalmente neste tipo de posições, tem de ter um tempo mais alargado de adaptação, até pela idade.»

Acredito que vá ter algum espaço agora, até pela gestão física que terá de ser feita nestas últimas jornadas face à final da Taça. Terá mais espaço, mais minutos, vai ganhar mais confiança, vai-se mostrar muito mais e acredito que a sua afirmação será na próxima época

Pedro Correia, atual diretor desportivo do Aves SAD, trabalhou em Espanha, no Valladolid

Perfil ideal para o Sporting

O futuro de Fresneda passará pelo Sporting. A possibilidade de um empréstimo, segundo Pedro Correia, não seria benéfica para o jovem que se estreou no Valladolid aos 18 anos.

Fresneda estreou-se no Valladolid com 18 anos e chegou a Alvalade numa transferência que custou €9 milhões ao Sporting (IMAGO)

«Tem o perfil exato para o modelo do Sporting, a não ser que exista uma grande mudança na ideia de jogo, que julgo não irá acontecer, é, para mim, jogador jovem para uma aposta continuada dentro da realidade Sporting. Acredito que vá ter algum espaço agora, até pela gestão física que terá de ser feita nestas últimas jornadas face à final da Taça. Terá mais espaço, mais minutos, vai ganhar mais confiança, vai-se mostrar muito mais e acredito que a sua afirmação será na próxima época», disse o dirigente, identificando as qualidades que lhe despertaram atenção.

«Tem capacidade para jogar por fora, por dentro, com uma excelente reação à perda de bola, no momento defensivo é jogador de sacrifício. Tem de melhorar alguns aspetos táticos, mas isso, dada a juventude, vai evoluir. Por isso, foi uma excelente contratação, identificação de talento que o Sporting acabou por fazer. Agora é dar tempo ao tempo, não é fácil integrar um jogador numa equipa como a do Sporting, habituada a jogar junta há algum tempo. Quem tem maior maturidade competitiva tem maior facilidade de se integrar e é isso que Fresneda está a adquirir», finalizou.