Barra Medialivre

Correio da Manhã

Sociedade
2
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Tempestade ‘Nelson’ deixa rasto de destruição

Lisboa atingida por tornado. Vento forte arrancou a cobertura de um restaurante no Montijo e uma mulher foi retirada da água pelo marido, no Porto.
Paula Gonçalves, Sara Carneiro, Alexandre Salgueiro, Mário Freire e Miguel Curado 29 de Março de 2024 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Vídeo mostra tornado junto à Ponte Vasco da Gama FOTO: Rolê de Rua
A chuva intensa e o vento forte, devido à tempestade ‘Nelson’, deixaram na quinta-feira um rasto de destruição e provocaram inúmeras ocorrências de norte a sul do País e regiões autónomas. No Estuário do Tejo, junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, foi registado em vídeo um tornado, que está agora a ser avaliado pelos técnicos do Instituto do Mar e da Atmosfera. Um fenómeno extremo de vento afetou também Silves.

Este fenómeno de vento forte foi também sentido na zona do Montijo, onde destruiu o telhado e painéis solares do restaurante do treinador de futebol Tiago Fernandes, filho do antigo capitão leonino Manuel Fernandes. Devido aos danos, o estabelecimento vai ficar fechado por tempo indeterminado. Na mesma zona, houve também estruturas arrastadas pelo vento forte e o muro de uma casa ruiu.

Devido ao mau tempo, registaram-se vários acidentes. O mais complicado ocorreu na A13, em Salvaterra de Magos. Uma colisão entre quatro viaturas provocou 13 feridos.

Na região de Trás-os-Montes, no parque natural do Alvão, Vila Real, foram resgatados quatro jovens, entre os 19 e os 20 anos, em estado de hipotermia. Estavam a caminhar junto das eólicas e acabaram por se perder. Os quatro foram assistidos no local pelos Bombeiros da Cruz Branca.

Em Viana do Castelo, a queda de árvores danificou uma viatura e em Ovar alguns curiosos foram atingidos por ondas. Na praia do Castelo do Queijo, no Porto, uma mulher, de 37 anos, foi arrastada para o mar, tendo sido resgatada pelo marido, que a acompanhava. Já na Madeira, em São Vicente, o vento derrubou várias estruturas do estádio de futebol, levando ao cancelamento de um torneio. Entre a meia-noite e as 19h00 de na quinta-feira a Proteção Civil registou 598 ocorrências.

Chuva fecha PSP de Loures
A esquadra da PSP de Loures fechou ontem portas, depois de uma forte chuvada. Foi a segunda vez em seis meses. A Câmara de Loures, proprietária do imóvel, promete fazer obras. A esquadra não tem data de reabertura. O patrulhamento continua a ser feito e as queixas podem ser feitas em Santo António dos Cavaleiros. Foram os polícias de serviço que tiveram de limpar a água.

Previsões chuva e vento até domingo
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a chuva mantém-se até Domingo de Páscoa, prevendo-se ainda queda de neve, vento forte e agitação marítima.

Aeroporto Atrasos e desvio de voos
No Aeroporto de Lisboa, o mau tempo causou atrasos e obrigou ao desvio de alguns voos para outros aeroportos.

Serra da Estrela Neve regressa 
Na serra da Estrela, a chuva intensa acabou por derreter a neve abaixo dos 1600 metros de altitude. Segundo as previsões, a neve regressa esta sexta-feira e vai manter-se até segunda-feira.

Viseu Parques encerrados
Devido ao perigo de queda de árvores, o parque de Viseu encerrou na quinta-feira. O mesmo aconteceu com o Fontelo, a mata do Serrado, a quinta do Bosque e a quinta da Cruz.
Ver comentários
C-Studio